| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Passeri |
| Parvordem: | Corvida |
| Família: | Corvidae |
| Leach, 1820 | |
| Espécie: | C. hafferi |
Descrição sucinta, nomes comuns, localização…
O cancão-da-campina é uma ave passeriforme da família Corvidae.
Seu nome significa: do (grego) kuanos = azul intenso, azul escuro; e korax = corvo; e de hafferi = homenagem ao ornitólogo alemão Dr. Jürgen Haffer. ⇒ Corvo azul de Haffer.
Possui uma crista frontal rígida que cobre as narinas, tamanho global e plumagem semelhante a outros membros do gênero. É bastante parecida com a Gralha-de-nuca-azul (Cyanocorax heilprini), da qual difere por ser de cor azul celeste pálido, enquanto que a gralha-de-nuca-azul tem como cores predominantes azul escuro nas partes superiores e azul claro nas partes inferiores e também por apresentar três marcas faciais azuis (supraocular, subocular e malar) contra apenas a marca malar da gralha-de-nuca-azul (Cyanocorax heilprini). As costas de ambas são semelhantes, diferindo apenas pela tonalidade azul do manto, asas e cauda. É a único membro do gênero com coloração amarelo pálida da íris e cauda também com a ponta pálida. Até o momento, os pesquisadores não foram capazes de identificar quaisquer diferenças vocais entre as espécies (Cyanocorax heilprini) e (Cyanocorax hafferi).
Outros hábitos…
É endêmico da Amazônia brasileira, onde é conhecido quase que inteiramente dentro da dos limites do rio Madeira e rio Purus, interflúvio no estado do Amazonas .
Referências externas